Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

 

 

Misericórdia da Ribeira Grande promoveu Atividade Pascal

À semelhança do que aconteceu o ano passado na Paroquial do Senhor Bom Jesus, de Rabo de Peixe, as valências da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande dinamizaram uma impressiva celebração pascal, desta feita na Igreja de S. Pedro da Ribeira Seca.

O encontro teve início com o acolhimento dos utentes das diversas valências da Instituição, espalhadas pelas zonas do concelho em que exerce a sua atividade, tendo sido a concelebração litúrgica alegremente animada com cânticos alusivos à época, primorosamente ensaiados pelos responsáveis, com apoio de uma orquestra com vários instrumentos musicais, composta pelos próprios funcionários.

A instituição da eucaristia foi encenada por um grupo de jovens e crianças, numa alusão à última Ceia, ato comovedor que descreveu minuciosamente como Jesus conjuntamente com os apóstolos celebraram a Páscoa judia.

Os utentes e familiares puderam, assim, presenciar a encenação da passagem bíblica do evangelho própria da Quinta-feira Santa, preparada pelos utentes, técnicos e funcionários da Instituição e à emocionante representação do lavar os pés aos discípulos, tradição acarinhada pelos cristãos, sobretudo durante a Semana Santa e que ajuda a reviver um dos últimos momentos mais marcantes da vida de Jesus.

O ofertório solene incidiu sobre a reflexão alusiva ao Jubileu Extraordinário da Misericórdia, em que os utentes levaram em procissão até ao altar peças alusivas a cada uma das catorze obras da misericórdia, sendo proferido o simbolismo de cada uma dela na vida contemporânea.

O Provedor Nelson Correia agradeceu o empenhamento de todos na celebração desta atividade simbólica, mormente ao Pároco de S. Pedro da Ribeira Seca, Pe. Norberto Pacheco, pela sua total envolvência, preparando de forma singela e acolhedora a Igreja Paroquial para proporcionar um ambiente espiritual e festivo, para melhor se vivenciar o momento.

Já na terça-feira, se realizara a imponente celebração da última Ceia, presidida pelo Capelão da Santa Casa da Misericórdia, Pe. Manuel Galvão, com os idosos do Centro de Dia, em que os utentes puderam preparar uma celebração solene e magnífica, tendo-se seguido um alegre convívio pascal na sede da Instituição, não faltando os tradicionais folares, tão caraterísticos desta época pascal.

Relacionado

 

Voltar